Engenharia

Para que os profissionais possam atuar em atividades que envolvam altura nas empresas é necessário que estes profissionais trabalhem de forma segura e com sistemas de proteções contra quedas.

Pontos de Ancoragem

Um ponto de ancoragem no acesso por corda é um local seguro e estruturalmente sólido onde os profissionais podem prender suas cordas de segurança. É essencial para garantir a segurança durante trabalhos em altura. Os pontos de ancoragem devem ser certificados e capazes de suportar a carga de impacto em caso de queda. Eles são inspecionados regularmente para garantir sua integridade e são fundamentais para o uso adequado da técnica de acesso por corda.

Linha de Vida Fixa

Uma linha de vida para acesso por corda é um dispositivo de segurança usado por trabalhadores em altura. Ela consiste em uma corda fixada em pontos estáveis para proteger contra quedas. Os trabalhadores conectam-se à linha de vida usando um arnês e devem ser treinados em técnicas de acesso por corda. A linha de vida deve ser inspecionada regularmente para garantir sua integridade.

Linha de Vida Móvel

Também chamada linha de ancoragem, ela deve ser utilizada em qualquer trabalho em altura. Formada por um sistema de ancoragem e cabos de aços, a linha de vida é um dos principais equipamentos de proteção coletiva em trabalhos feitos em construções com mais de um pavimento. A Linha de Vida é um equipamento fundamental para a segurança dos colaboradores que atuam no Trabalho em Altura. Isso porque permite que o trabalhador se locomova em segurança mesmo que esteja a mais de dois metros de altura do chão. 

Construção de Pórticos

Os pórticos são elementos formados pela associação de pilares e vigas, ou seja, várias barras situadas em um único plano, com carregamento atuante no mesmo plano do sistema estrutural, que garantem a estabilidade e a resistência a esforços normais, cortantes e de flexão. São caracterizados por nós rígidos ou rotulados, podendo existir articulações nos elementos estruturais. Assim, um pórtico plano costuma ser a idealização de uma parte plana de uma estrutura tridimensional. O objetivo deste trabalho foi demonstrar alguns dos diferentes tipos de pórticos que podem ser usados na construção civil.

Construção de escada marinheiro

A escada marinheiro é usada para acessar locais de circulação restrita e com altura superior a 6 metros como reservatórios de prédios, caixa d’água, estações de tratamento de água e esgoto, infraestruturas presentes na laje superior do prédio, entre outros.

Construção de Passarelas

Produzidas em concreto, metal, alvenaria ou aço expandido e utilizadas nos mais variados cenários – sobre estradas ou avenidas, em empresas, museus, hospitais, lojas, parques e até mesmo em residências – as passarelas precisam, antes de tudo, ser seguras e acessíveis. Nesse sentido, os guarda-corpos são itens fundamentais e podem ser fabricados com vidro, alumínio, concreto, ferro ou telas.

Construção de Guarda Corpo

A norma define guarda-corpo como: “um elemento construtivo de proteção, com ou sem vidro, para bordas de sacadas, escadas, rampas, mezaninos e passarelas.” A norma também diz que os guarda-corpos também podem ser chamados de gradis ou de balaustradas.

Outros serviços

Espaço Confinado

Caldeiraria

Inspeções

Pintura

Limpeza